Fisioterapia para joelho

O joelho é praticamente um herói. Possui estruturas de alto grau de complexidade anatômica e funcional, tornando o uma impressionante articulação. Possibilita a tão desejada autonomia para se movimentar. Possivelmente, é articulação que mais sofre no aparelho locomotor nos praticantes de atividade física. Por ser tão cobrado por nós, muitas vezes é vitima de lesões devido a excesso de carga ou traumas. Para isso, a fisioterapia e o acompanhamento constante é muito importante para manter um joelho saudável.

Desenvolvendo a reabilitação segura do joelho

Realiza a importante função de “dobradiça”, regulando a altura do tronco em relação ao solo, necessitando para isso de muita mobilidade. Confere estabilidade, pois sua posição é intermediária entre os dois ossos mais longos do corpo humano (fémur e tíbia). Essas fortes alavancas impõem sobre a articulação resultantes de forças muito grandes, implicando na necessidade de enorme estabilidade.

O joelho é uma articulação muito instável e seu funcionamento depende do bom funcionamento de várias estruturas. A estabilidade das estruturas associadas, o desalinhamento dos membros inferiores e a sobrecarga são geralmente os principais fatores que acarretam o desenvolvimento de dor no joelho.

As lesões de joelho, principalmente as agudas, normalmente possuem uma grande relação com a com a prática de esportes. Síndrome do Atrito da Banda Iliotibial (SABI – tipo de dor na lateral do joelho), Lesões de menisco e ligamentares,Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP – tipo de dor anterior no joelho), tendinites e bursites, hoffite (dor abaixo da patela)são exemplos de lesões que acometem as pessoas fisicamente ativas, normalmente os jovens. Já os indivíduos mais velhos estão propensos a sofrer com lesões crônicas, como a artrose (decorrente do desgaste da cartilagem do joelho).

side-slide-esp9-400-250

O avanço natural da idade, que piora a nutrição da cartilagem, diminui a força muscular e piora a recuperação, também pode aumentar a suscetibilidade a lesões e acelera o desgaste das estruturas do joelho.

  • Problemas congênitos
  • Lesão do esporte
  • Osteocondrite
  • Osteoartrose
  • Sobrecarga
  • Lesões ligamentares

Outras Especialidades

Reabilitação Pediátrica

A reabilitação pediátrica concentra-se…

Pilates para gestantes

Na gravidez, os exercícios de Pilates…

Pilates para crianças

Hoje em dia, muitas das crianças…

Pilates
geriátrico

Minimizar as alterações do envelhecimento…

RPG
muscular

Avaliando o indivíduo como um todo…

Fisioterapia
para quadril

A importante a articulação do quadril…

Fisioterapia
para mão

A mão é um dos mais importantes meios…

Fisioteriapia
para cotovelo

Acometida de desgastes do esporte…

Fisioteriapia
para joelho

É articulação que mais sofre no…

Fisioteriapia
para pé

Os pés suportam 4 vezes o peso…

Fisioteriapia
para Tornozelo

Entorses e lesões comprometem…

Fisioterapia
para coluna

Muitas vezes dores na coluna são terríveis…

↑ TOPO