Osteopatia

Forma de tratamento que tem como princípio restabelecer a função das estruturas e sistemas do corpo, através de técnicas manuais indolores e sem a utilização de medicamentos. O intuito da Osteopatia é a busca da causa dos problemas e não a amenização das consequências que esse problema traz ao indivíduo.

O tratamento de Osteopatia

Não há restrições de idade para o tratamento osteopático. Na Europa e EUA, o bebê após nascimento, já é levado ao Osteopata para reorganização dos traumas do parto. Idosos apresentam excelentes resultados ao tratamento de artroses e para a melhora funcional.

Quais disfunções e sintomas a Osteopatia trata?

A gama de disfunções tratadas com a Osteopatia é expressiva. O tratamento deve ser realizado por todos os indivíduos que sofrem trauma ortopédico (quedas, acidentes domésticos ou automobilísticos), alterações posturais, disfunções de ordem sistêmica e visceral (gastrite, hérnias de hiato, constipação ou diarréias frequentes, dores menstruais, arritmias cardíacas, problemas pulmonares, etc), enxaquecas, alterações visuais, auditivas (zumbidos), sinusites, dores na ATM entre outros. Vale lembrar que o processo do parto é um trauma mecânico tanto para a mãe como para o bebê.

Como funciona a sessão?

Realiza-se uma minuciosa avaliação global do indivíduo, não somente na região dolorosa, mas em todo o corpo, já que nosso organismo é todo interligado e hoje em dia, cada vez mais somos avaliados e tratados por partes e essa forma de tratamento acaba por não condicionar a melhora total do problema.

Quanto tempo é necessário em uma sessão?

Entre 45 e 60 minutos.

Qual a frequência de atendimentos?

Diferente da fisioterapia convencional, o tratamento osteopático apresenta um número menor de sessão para a total resolução do problema. Normalmente, sintomas agudos são tratados 1 vez por semana, durante no máximo, 5 semanas. Posteriormente, faz-se tratamentos periódicos (retornos a cada 2 meses no inicio e depois a cada 6 meses).

O tratamento osteopático apresenta risco?

Não. As manipulações são realizadas após uma gama de avaliações que predispõe o paciente às técnicas. O tratamento osteopático não consiste apenas de manipulações estruturais, mas também de técnicas cranianas, viscerais e de tecidos moles sem que ocorra nenhuma sintomatologia de dor ao paciente.

Tenho osteoporose e me falaram para não fazer osteopatia. É verídico?

Não. Inclusive o tratamento osteopático pode auxiliar o individuo através da melhora da absorção do cálcio e redução do quadro. Nesse caso específico, não se deve realizar técnicas estruturais de manipulação, mas isso não reduz em nada a efetividade do tratamento.

Que roupa devo vestir em uma avaliação osteopática?

Como necessitamos de avaliar todo o corpo, faz-se necessário o uso de roupas leves e que permita toda mobilidade do indivíduo.

Sou gestante. Posso fazer tratamento osteopático?

Sim, porém somente o terceiro mês de gravidez.

Após tratamento osteopático, eu precisarei fazer algum outro tratamento?

Após reorganização total do corpo e resolução dos sintomas de dor, sempre se faz necessário a manutenção da atividade física e de uma excelente condição alimentar, inclusive para que o resultado do tratamento osteopático seja efetivo. Portanto, sempre teremos recomendações posteriores ao tratamento.

img_est

  • Dor aguda
  • Postura comprometida
  • Sensação de formigamento
  • Trauma de esporte
  • Desgaste (idade avançada)
  • Aumento da carga (peso)

Outras Especialidades

Reabilitação Pediátrica

A reabilitação pediátrica concentra-se…

Pilates para gestantes

Na gravidez, os exercícios de Pilates…

Pilates para crianças

Hoje em dia, muitas das crianças…

Pilates
geriátrico

Minimizar as alterações do envelhecimento…

RPG
muscular

Avaliando o indivíduo como um todo…

Fisioterapia
para quadril

A importante a articulação do quadril…

Fisioterapia
para mão

A mão é um dos mais importantes meios…

Fisioteriapia
para cotovelo

Acometida de desgastes do esporte…

Fisioteriapia
para joelho

É articulação que mais sofre no…

Fisioteriapia
para pé

Os pés suportam 4 vezes o peso…

Fisioteriapia
para Tornozelo

Entorses e lesões comprometem…

Fisioterapia
para coluna

Muitas vezes dores na coluna são terríveis…

↑ TOPO